Serviço:
Perfuração de Poços Artesianos
Patos de Minas MG

Seja para reduzir custos ou prover o abastecimento em regiões desfavorecidas, a perfuração vem sendo largamente utilizada em áreas residenciais e industriais para o lazer, higiene, consumo, irrigação e processos produtivos. A Patos Poços utiliza máquinas percussoras para perfurar poços, estando apta a atender desde os mais simples aos mais complexos projetos de poços tubulares profundos, contando com uma equipe altamente qualificada, garantindo tranquilidade ao longo da execução da obra.

A perfuração de poços tubulares feita pela Patos Poços é considerada uma obra de engenharia, dessa forma há a necessidade de um quadro técnico responsável composto por engenheiro, geólogo, engenheiro de minas ou até mesmo engenheiro com atribuições conferidas pelo CREA para acompanhamento, desenvolvimento até a conclusão de cada obra executada.

Podemos distinguir dois tipos de perfurações, sendo eles: Poços perfurados em Rochas Sedimentares e os Poços Perfurados em Rocha Sã (cristalino e ígneas).

A execução dos poços é efetuada com equipamentos modernos, proporcionando sua execução em um tempo menor mantendo seu padrão de qualidade.

Poços Artesianos em Rochas Cristalinas – Aqüíferos Fissurados – Parcialmente Revestidos
Denomina-se genericamente de rochas cristalinas, aquelas que permitem a construção do poço artesiano com a utilização de revestimento somente na parte do capeamento de solo ou de rocha inconsolidada. As rochas cristalinas por terem porosidade e permeabilidade quase nulas, a água é transmitida através de descontinuidades representadas pelas fraturas e fissuras geológicas que se constituem no meio de transmissão e armazenamento da água. São rochas de natureza ígnea, metamórfica e as sedimentares muito duras como os arenitos muito litificados e calcários. Todas estas rochas permitem que as paredes do poço se sustentem drenando a água diretamente para o interior do poço depois de perfurado.

Poços Artesianos em Rocha Sedimentar – Aquífero Poroso –Totalmente Revestido.
As rochas sedimentares são rochas de baixa coesão com espaços intergranulares entre os grânulos que a compõem. Esta característica faz com que a água seja transmitida através da intercomunicação entre os espaços vazios ao longo de um gradiente hidráulico – características denominada de permeabilidade – e armazenada quando não há transmissão – propriedade denominada de porosidade. Os poços construídos neste tipo de rocha, desmoronam, não sustentando as paredes do poço por isso, devem ser totalmente revestidos com tubos de revestimento lisos e revestimento ranhurados ou filtros, para haver a transmissão de água 

Perfuração de Poços Artesianos